terça-feira, 14 de agosto de 2012

FUNK

Quando falamos de música popular brasileira, é quase IMPOSSÍVEL não lembrar do típico funk carioca, não é mesmo??
Pois bem, neste post falaremos exclusivamente sobre esse gênero musical tão polêmico!

funk carioca é um estilo musical oriundo do Rio de Janeiro, mais precisamente das favelas. Apesar do nome, é diferente do funk originário dos Estados Unidos.
A partir da década de 1980, os bailes funks do Rio começaram a ser influenciados por um novo ritmo da Flórida, o Miami Bass, que trazia músicas mais erotizadas e batidas mais rápidas.

Funk Carioca: 


                                                                    Miami Bass:


Com o tempo, o funk ganha grande apelo popular e se afirmam como a voz da periferia no tocante às reivindicações populares pelo combate da violência policial nas comunidades pobres dos morros cariocas. As músicas tratavam o cotidiano dos freqüentadores: abordavam a violência e a pobreza das favelas.
Recentemente o Funk tem se firmado como o ritmo mais ouvido e o mais influenciador da juventude carioca. Do morro ao asfalto o funk conseguiu, de uma maneira não muito usual, integrar as classes cariocas, tão grotescamente divididas na geografia da cidade. Ao falar sobre a realidade e atual situação do Rio de Janeiro de maneira irreverente e muitas vezes criminosa, curiosamente o funk caiu nas graças da massa jovem. Seu ritmo envolvente e batida forte também contribuiram para essa adoração. Algumas letras eróticas e de duplo sentido também revelam uma criatividade e liberdade de expressão comuns a outros estilos musicais populares no Brasil como o Axé e o forró ao mesmo tempo que evidenciam o machismo incrusdecido da cultura brasileira, a banalização do corpo da mulher, a banalização das relações afetivas reduzidas ao mero sexo casual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário